quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Crónica na publicação The Nation sobre a Kátia


Ao Casarelo hoje trago eu a Kátia Guerreiro... passei pelo tradutor do google uma artigalhada galharda!!!





Som de Portugal popular tradicional urbano captura o coração dos amantes da música Bangkok

Para os amantes de música non-mainstream, assim como os fãs da guitarra, o concerto recente de líder em Portugal fadista Katia Guerreiro no Festival 13 de Banguecoque Internacional de Dança e Música, foi uma vitrine do trabalho vocal deslumbrante elegante juntamente com a guitarra tradicional Português.

O fadista de 34 anos de idade, parecia ainda mais bonito no palco que em qualquer vídeo do YouTube, graças em parte ao seu figurino extravagante que, à sua maneira, deu o tom de suas canções em seções do desempenho. Ela foi acompanhada por três músicos, tocando uma guitarra Português (um tipo de 12 cordas, bandolim), guitarra clássica e contrabaixo, respectivamente. Quando o contrabaixo não era necessária, o baixista chegou para uma guitarra baixo acústico.

Através da performance, Guerreiro é mezzo-soprano reinou supremo. Foi profundo, intenso, e penetra até, às vezes abafando as guitarras. Era uma voz que despertou emoção considerável entre o público, especialmente quando ela cantava baladas tradicionais. Embora poucos entendiam as letras Português, era fácil de se relacionar com alma de cada canção, que foram excepcionalmente transmitida pela capacidade Guerreiro para bater a arremessos de alta sem problemas. Ela era a momento com o coração partido, dor, tristeza, mesmo triste.

Que é o fado (literalmente o destino ou o destino) tem tudo a ver. A letra da urbanas Português azuis abraçar saudade (livremente traduzido como "nostalgia") e suas nuances - saudade, felicidade, tristeza, amor e dor. E Guerreiro acredita em fado como uma forma cultural cruz musical, capaz de ouvintes em movimento, independentemente de as letras Português são entendidas ou não.

Eu me perguntava às vezes por um cantor surpreendentemente atraentes como Guerreiro precisaria canções tristes. Certamente tudo, em sua celebração méritos vida. Bem, ela não é apenas uma fadista. Ela é um médico por formação, com uma bela voz que conquistou a aclamação da crítica. Apenas no ano passado, Guerreiro recebeu o maior elogio para um Fadista - o "Melhor Intérprete de Fado" prêmio - da Fundação Amália Rodrigues. E ela está sempre em turnê. O que é tão triste com isso, pode-se perguntar?

Mas então isso é fado. Eu não podia deixar de pensar que no mundo de hoje da música, novas canções são quase original ou fresco. Mas Guerreiro faz uso das suas raízes culturais bem, e traz aquela sensação de originalidade ao mundo da música repleta de plágio. Mente que você, seu songbook é selecionado a partir do grande poetas contemporâneos Português. Você quase podia sentir o orgulho Português que correu profunda através de sua música como ela dedicou uma canção especial para a comunidade de Português aqui em Bangkok.

Em termos de música, apenas doces melodias da guitarra wafted Português. O instrumento de 12 cordas soa muito parecido com um bandolim, mas carrega júbilo muito mais. Você joga em sua maioria por arrancar as cordas em vez de dedilhar entre eles. Por isso, governado seção melódica, enquanto o violão clássico eo baixo desde que o tom que cada canção necessidades.

Isso foi realmente um show de inspiração para os amantes da música e deixou-me apaixonado por Guerreiro e guitarra Português. Só espero que ela e seu guitarristas estará de volta na cidade em breve.


Sem comentários:

Enviar um comentário